Aço Inox Enferruja?

4 dezembro 2014

Será que Aço Inox Enferruja?

Aço Inox EnferrujaJá comentamos aqui em nosso blogue que existem diferentes tipos de aço inox, cada qual com características muito específicas destinadas a produção de objetos como utensílios de cozinha, móveis residenciais e industriais, além de instrumentos cirúrgicos, entre outras aplicações, talvez tenha se perguntado se o Aço Inox Enferruja?

Cada uma destas aplicações requer aços Inoxidáveis com características muito específicas. Um revestimento de aço Inox como o do estádio Allianz Parque do Palmeiras, por exemplo, é diferente de um revestimento interno para linha de produção de uma indústria farmacêutica, pois o segundo requer muito mais controle de limpeza e assepsia do que o primeiro, ainda esta na dúvida se o Aço Inox Enferruja?

O que estamos a dizer neste post é que alguns tipos de aço inox são mais suscetíveis à corrosão e à ferrugem do que outros. Talvez você mesmo já tenha observado isso em aparelhos domésticos que apresentam pequenos pontos de oxidação em algumas peças, apesar delas terem sido fabricadas com aço inox.

O que ocorre é que o aço inoxidável é constituído por uma mistura de cromo e ferro que pode apresentar falhas em áreas microscópicas que, por sua vez, ficam expostas à oxidação. Além disso, ele pode se tornar mais suscetível ou não à ferrugem dependendo das condições de temperatura, tempo de exposição e dos produtos químicos aos quais é submetido.

Existem, no entanto, alguns tipos que o  Aço Inox Enferruja que são mais resistentes à corrosão intercristalina provocada por falhas microscópicas nos grãos de ferro e cromo, dois deles comercializados pela Arinox:

  • Aço 304L
  • Aço 316L

Em geral, apesar destes casos isolados, o aço inoxidável ainda é um dos metais mais resistentes à ferrugem da atualidade. Tanto é assim que ele permanece como um dos preferidos para a fabricação de instrumentos cirúrgicos e de utensílios para as indústrias farmacêuticas, químicas, alimentícias e instituições de saúde em geral, nos quais há regras rígidas sobre materiais elaboradas pelos governos e associações análogas.