Aço Recomendado e Aprovado

1 agosto 2014

Aço

Conheça as inúmeras formas de Aço

Existem inúmeros tipos e formas de aço, muito ainda mais seus derivados e produtos. Sua grande procura e várias aplicações são devido aos resultados positivos das diversas alterações na composição e na utilização.

Se você parar para observar, vai se surpreender com a variedade de produtos existentes ao nosso redor feitos de aço, alguns são notáveis de cara, já outros você pode até não ter a ideia que são feitas de aço, mas é interminável a lista de todos os produtos que podem ser feitos por esse material. O aço em sua essência é formado por uma liga metálica composta de ferro e carbono, hoje em dia é mais importante do que qualquer outro, mas quando nos referimos à composição química e sua utilização final, há uma classificação para cada uma.

Começando pelo inoxidável (que também possui outras classificações), liga de ferro, cromo, níquel, molibdênio e outros elementos. Superior aos aços comuns, esse possui uma alta resistência à oxidação e a corrosão, também propriedades higiênicas e estéticas. Sua utilização é principalmente feita em eletrodomésticos, pequenos utensílios domésticos, em automóveis, construção, indústrias e setor de serviços: fachadas, por exemplo. Já os de carbono possuem baixo de teor de liga. Os ligados ou de alto carbono é utilizado para melhorar propriedades físico-químicas na resistência à abrasão e ao choque.

Há também o temperado, tipo de aço carbono sofrido processo de endurecimento. Outros aços não muito comuns são os damasco e corten. O primeiro é a união de dois ou mais aços de características diferentes, podendo ter várias camadas e sua grande vantagem, além da beleza da lâmina é a flexibilidade que proporciona.

O corten por sua vez é do tipo que em sua composição há elementos anticorrosivos, utilizado bem mais na construção civil e apresenta em média três vezes mais resistência à corrosão que os  comuns. Sua principal característica é a camada de óxido de cor avermelhada que se forma quando ocorre a exposição aos agentes do ambiente.

A produção é o indicador mais forte do desenvolvimento econômico de um país, seu inicio e o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro representou grandes desafios e conquistas para a humanidade. Sobretudo, a condição de utilizá-lo em determinadas aplicações implica nas vantagens técnicas que outros materiais oferecem como o alumínio pela leveza. Mesmo assim, atualmente é empregado por sua nítida superioridade se comparando com as demais ligas, principalmente no requisito preço.

Essa é a oportunidade, venha então fazer um orçamento conosco.