6 fatos sobre a importância da reciclagem do aço que seu chefe vai gostar de descobrir

12 agosto 2020

Conheça as principais vantagens da reciclagem de aço que você e seu supervisor deveriam saber

reciclagem do açoMuito se fala da importância da reciclagem do aço para a indústria civil. O que talvez seja pouco difundido são os impressionantes valores que a prática sustentável agrega para a economia.

Em nível mundial, o metal composto de liga de ferro e carbono reciclado representa 40% dos recursos ferrosos empregados na indústria. No Brasil, a porcentagem é menor, chegando a 30%, segundo dados do Instituto Aço Brasil.

Mas afinal, o que o reaproveitamento do aço pode contribuir para os segmentos industriais? Você confere os principais benefícios logo abaixo.

1-) Capacidade de completa renovação

A capacidade de reaproveitamento do aço é de 100%. Quando reciclado, o material passa a apresentar características de novo. Ou seja, não há qualquer perda de valor da liga metálica original, já que permanece durável como sempre foi.

2-) Parcela significativa do aço confeccionado na indústria

Para melhor compreensão sobre a importância da reciclagem, basta checar esses dados. Segundo o Instituto Aço Brasil, o país emprega cerca de 30% de aço reaproveitado na produção de novos materiais. Como ressaltado acima, o Brasil ainda está atrás da tendência mundial, embora seus números estejam crescendo gradativamente a cada ano.

3-) Utilização de materiais resultantes do aço

As sobras que são descartadas na produção de materiais de aço, podem ser aproveitadas para vários segmentos. A partir dos resíduos que sobraram é possível confeccionar produtos para indústria de cerâmica, agricultura, pavimentação de estradas, construção, etc. Esse material residual é essencialmente utilizado como escória de alto-forno e aciaria.

4-) Redução das emissões de CO2

O descarte de aço contribui para a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre. Esse dado alarmante pode ser amenizado com a economia circular, possibilitada pelo reaproveitamento da liga metálica já utilizada.

5-) Simplicidade no processo de reciclagem

O reaproveitamento do aço reciclagem é muito simples de ser executado. A princípio todo o material é separado por um processo de triagem. Em seguida são classificados e prensados, para só depois serem destinados às usinas siderúrgicas. Nesses locais que o aço usado recebe tratamento para ser reaproveitado.

6-) Logística reversa

Amplamente utilizado na construção civil, o aço descartado, de forma geral, é encaminhado para o ciclo de reciclagem. Curiosamente o destino do material não aproveitado no canteiro de obras, quando reciclado, recebe nova preparação indicada para o próprio setor de construção. Para esse ciclo sustentável dá-se o nome de logística reversa.

Após saber que a real importância da reciclagem do aço não se restringe apenas ao meio ambiente, mas também à economia, atente-se ao uso de material reaproveitado. Se sua empresa emprega aço inox, não desperdice material ou descarte-o inadequadamente. Com uma gestão sustentável eficiente, o caixa da empresa e o ambiente serão os maiores beneficiados.

Gostou do texto? Então compartilhe-o nas redes sociais. Não esqueça de acompanhar nosso blog sobre o segmento de aço inox.

Obrigado e até a próxima.