Conheça a relevância do aço inoxidável martensítico e suas respectivas atribuições
O aço inoxidável martensítico pode causar confusão para quem não entende muito de metais. Afinal, ele é ao mesmo tempo o mais vulnerável à corrosão, mas também consegue oferecer muita resistência mecânica. Para entender melhor esses dados, é preciso explicar um pouco mais sobre sua composição. Seu teor de carbono pode chegar até 0,1%, volume relativamente inferior de comparado com outros aços inoxidáveis como o austenítico e ferrítico.
No entanto esse artificio não desqualifica o aço inoxidável martensítico. Muito pelo contrário, esse tipo de material é uma exigência em vários setores industriais. Não é por menos que é amplamente aplicado na indústria médica, com na confecção de utensílios cirúrgicos (bisturi, tesoura cirúrgica e porta agulhas); na produção de aeronaves (hélices, turbinas a vapor, entre outros componentes aeronáuticos), ferramentas de cortes e, sobretudo, na cutelaria (facas e tesouras).
É reconhecido por ser um aço cromo de usinagem fácil. Pode ser dividido entre vários tipos: VC140 (AISI 410), V416, VC150, V420F, V440BC, entre outros.
O VC140 possui várias atribuições e possui resistência moderada à corrosão. O V416 e o V420F são caracterizados pela alta usinabilidade. Já o VC150 é amplamente usado na confecção de utensílios para a cozinha, dado seu nível de dureza e resistência mecânica. Por sua vez o V440BC é o mais resistente à corrosão dentro do aço inoxidável martensítico.
Além desses, existem mais alguns tipos menos utilizados. Porém, independentemente dos teores de carbono encontrados em sua solução, todos esses tipos de metais se destacam pela boa resistência diante de agentes corrosivos, tais como ácidos minerais e orgânicos, soluções de sais, bases alcalinas, água doce não poluída, etc.
Como não podia ser diferente, a Arinox comercializa esse tipo de aço inoxidável, nas mais variadas formas (barra, chapas e tubos) e dimensões. Portanto, se sua empresa precisa desse metal para a confecção de produtos, entre em contato conosco.
Não se esqueça de compartilhar o conteúdo desse post nas suas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.
Dúvidas entre em contato com nossa equipe!